-
Arquitetos: Bourgeois Lechasseur Architectes, DMG architecture; DMG architecture, Bourgeois Lechasseur Architectes
- Ano: 2012
-
Fotografias:Stéphane Groleau
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Prémont Harley-Davidson se encontra em Québec. O complexo mede quase 8.000 metros quadrados e abriga uma grande sala de exposição, um museu que inclui vários artigos de coleção, e uma grande loja de reparos. O programa também inclui um restaurante temático e escritórios administrativos. A parte arquitetônica consistiu em criar um edifício emblemático, um marco no campo.
No extremo sul do local, o edifício culmina em uma torre cortada, a qual, na parte superior desaparece com o objetivo de deixar espaço para a lanterna Prémont que agora pode ser vista a noite como um farol, um marco visível desde a estrada e seus arredores.
O edifício situado na auto estrada La Capitale que cruza Pierre-Bertrand Boulevard, em um entorno marcado pelo tipo de arquitetura genérica que se encontra nos arredores da cidade. O acesso ao setor foi projetado com os automóveis em mente, e os edifícios se dispõem em rígidos lotes anônimos e regulares. Muitos dos edifícios que cobrem a paisagem foram construídos com pequenos orçamentos. Seu projeto é banal e minimalista, sem pensar no lugar em que foram construídos.
Este acúmulo de caixas de metal cria uma paisagem repetitiva que responde a uma necessidade imediata, mas sem uma visão a longo prazo. Neste contexto, a criação do Harley-Davodson Prémont alcança uma distinção por ter uma identidade própria e um projeto apropriado para o local e suas características.
A forma do edifício é simples, mas dinâmica. É inspirada na marca Harley-Davidson e possui uma imagem elegante, fluida, que também projeta liberdade e a independência expressada pelo desejo de situar-se além do convencional. A arquitetura da forma a este espírito.
Ainda que a maioria dos edifícios deste setor se assentem firmemente em seus locais, o edifício Harley-Davidson Prémont se abre em uma faixa que gira sobre sí mesmo em forma de "U", convertendo assim seu regresso para a estrada, para criar um pátio protegido no outro lado. Este espaço, uma espécie de micro clima, oferece ao entorno do edifício a escala mais humana e proporciona a proteção contra o ruído, o vento e a contaminação. No lado mais próximo do boulevard, uma grande faixa verde corre ao longo do prédio e contrasta com as superfícies pavimentadas do entorno. O estacionamento se encontra nos fundos e paralela á construção. Isto permite que a sala de exposição possa estar de frente apra o boulevard.
Dependendo da hora do dia, um dos pontos destacados do edifício é se revestimento duplo de alumínio escuro que atua como um véu de teatro, criando um recorte no edifício principal durante o dia e brilhando por sua ausência na noite. A partir da auto estrada, a grade da movimento para a fachada graças ao efeito moiré quando os carros passam rapidamente por ele. As capas que compõem o revestimento dão o efeito de profundidade, opacidade, e luz aos pedestres caminhando por este eixo. a pele de metal se faz de tal maneira que se vai revelando pouco a pouco o interior. Durante o dia,a grade de metal da a impressão de opacidade e cria um jogo de sombras. Este material traz à mente o metal utilizado nos edifícios industriais vizinhos. Durante a noite, a pele filtra a luz que vem de dentro e transforma o edifício em uma imensa lanterna. Perfurado com grandes aberturas, o véu permite que a luz que se filtra no interior gere um jogo de sombras diferentes.
A abordagem é interessante e atrativa. Quando se chega de moto pela Pierre-Bertrand Boulevard, o revestimento enquadra uma grande abertura de dois andares. como um poster, esta janela mostra algumas motocicletas e antecipa a visita. a pele que corre ao longo desta fachada, subindo e baixando apra que se possa ver o interior, logo culmina em uma torre sobre a entrada.
O interior do edifício esta projetado amis como uma espécie de passarela de museu do que uma simpels loja. A configuração do interior está projetada para criar uma experiência apra os visitantes. Eles se sentem atraídos através do espaço seguindo uma sequência que conta a história da Harley-Davidson Company. A entrada principal está localizada abaixo da torre e marca a entrada apra o mundo da Harley-Davidson. Uma vez no hall, os visitantes estão submersos ma luz que vem da torre. eles podem também enxergar a estrutura que a suporta.
A partir deste ponto, um jogo de aberturas e percursos com pontos de luz, destacam os objetos nos expositores, e conduzem os visitantes através dos vários espaços.
Mais que um edifício corporativo, Prémont Harley-Davidson captura o espírito da lendária marca de motocicleta e dá forma para isso, enquanto cria uma resposta arquitetônica única em um contexto genérico.